terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Vídeo 001: O Discurso Pós-Moderno do Coringa

Em "Batman: O Cavaleiro das Trevas" ("The Dark Knigh"), o Coringa, interpretado pelo ator australiano Heath Ledgermais uma vez rouba a cena. Em uma de suas falas, a que inspira o promotor em se transformar em o "Duas Caras", nos demonstra a sua visão de mundo pós-moderna. Mas o que é a pós-modernidade? Primeiramente temos que saber o que é a modernidade. A princípio vem de Época Moderna. Em resumo, no    início desse período, séc. XVI, os europeus desenvolveram um fenômeno cultural novo para aquele momento, que ficou conhecido como Renascimento Cultural - era o resultado das transformações socioeconômicas do contexto da Europa Ocidental (para muitos é o início da formação do capitalismo). Este movimento cultural dá início a valorização de uma razão científica, artística e filosófica, que se desenvolve e no séc. XVIII chega a seu auge: O Iluminismo. Esta corrente filosófica passa a defender a ideia de que se os indivíduos ou a sociedade forem racionais, tanto no entendimento quanto na ação planejada da realidade, construiremos um futuro melhor.   
Na Época Contemporânea, o Capitalismo torna-se hegemônico, pelo menos no Ocidente, e a Razão moderna e iluminista também. Intelectuais, cientistas das áreas humanas e artistas, sobretudo, orientam seus conceitos, suas ações e seus planejamentos pela lógica e pela Razão.
No século XX, depois da 2ª Guerra Mundial, alguns intelectuais passam a questionar a validade do exagerado uso da racionalidade para se julgar o mundo e agir sobre ele; duvidam da modernidade e de sua razão linear. Estes intelectuais, como uma antítese da modernidade, privilegiam a subjetividade. Portanto, em termos intelectuais, no mínimo, temos hoje duas posturas filosóficas para se estar inserido neste mundo: a modernidade ou a pós-modernidade.
Com a orientação adequada, este vídeo, no mínimo, ilustra os temas Renascimento Cultural, Iluminismo e, é claro, pós-modernidade. Este último não é um assunto muito conhecido; por isso aconselho a consulta de obras especializadas. Sugiro no mínimo este três: Harvey, David. Condição Pós-Moderna. S. Paulo: Edições Loyola, 2008. JAMESON, Fredric. Pós-Modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Ática, 1997. Perry, Anderson. As origens da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1999.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário